Selic: sua importância e influência

A Selic é um tema muito importante, pois saber quais os efeitos da alta ou da queda desta não é só teoria de economista, mas é também do interesse dos consumidores. Podemos defini-la como a taxa básica de juros da Economia.

Constantes quedas na taxa de juros brasileiras

Em termos pouco simples, a Selic, que é determinada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) a cada 45 dias, “é a taxa obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas”. Teorias complicadas como sempre… Mas nesse post a teoria não é o mais importante, mas sim, a prática que nós levará ao entendimento.

A Selic é um balizamento das outras taxas cobradas no mercado, ou seja, todas as outras taxas são definidas com base na Selic. Algumas das suas influências são as taxas de crediários, do cheque-especial e dos cartões de crédito. Mas o que o acontece quando ela sobe ou quando desce? Quando ela sobe, todas as outras taxas de juros sobem. Quando ela cai, os juros tendem a cair, já que não é tão fácil fazer o “preço do dinheiro” cair.

Para facilitar o entendimento de taxa de juros, é bom sempre pensar que no mercado o dinheiro tem o seu preço. Quando os juros estão altos, o dinheiro é caro, e vice-versa. O que você faz quando toma um empréstimo? Compra dinheiro. É por isso que sempre negociamos a taxa mais baixa possível (para pagar menos pelo empréstimo).

Como já foi dito em outro post, a economia brasileira está passando por um período de redução na taxa de juros, que chegou a 17,25% em 2006. Mas o que isso significa pra nós? Para os empresários uma redução nos juros significa um incentivo ao investimento, já que o valor a ser pago posteriormente será mais baixo. E é isso que o Governo pretende diminuindo a Selic, aumentar o investimento e desenvolver o país. Finalmente. E para nós, essa é uma boa decisão, já que o preço do dinheiro vai cair. Mas cuidado com os empréstimos, porque um dia ela vai voltar a subir.

Portanto, fiquem atentos aos valores da Selic, porque é muito mais vantajoso para o consumidor uma taxa de juros mais baixa.

Caíque Melo

Anúncios

2 comentários sobre “Selic: sua importância e influência

  1. bom post Caique. Claro que a queda na taxa de juros incentiva o investimento mas dada a conjuntura mundial econômica essa queda na Selic é para, principalmente, desestimular a entrada de moeda estrangeira, em especial o dólar, e com isso segurar o câmbio para que ele não valorize.

    1. Com certeza Cleyton, mas o meu objetivo neste post e neste blog é simplificar a Economia, mostrando apenas o que acontece quando a Selic sobe ou desce. Mas muito obrigado pelo seu comentário.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s