Porque o Brasil não cresce?

 Olá leitores. Todos nós sabemos que o Brasil é um país emergente, mas até quando vamos ser emergentes?  O que acontece para que o nosso país não se desenvolva? Trataremos sobre isso neste post.

Falta de investimentos na Educação é um dos maiores problemas.

É impressionante vermos em declarações da presidenta Dilma Rousseff que os problemas para o desenvolvimento do Brasil são apenas as altas taxas de juros, a desvalorização do câmbio e os altos impostos. “Queremos que o País tenha impostos mais baixos para assegurar a produtividade dos seus produtos e dos seus processos de trabalho através da educação e da capacitação do nosso trabalhador”, disse a presidente.

Mas se é o Governo que decide a porcentagem dos impostos e oferece as qualificações ao trabalhador, porque eles não resolvem o problema? Não parece tão fácil? Mas não é só isso leitores, pois se fosse, já seríamos desenvolvidos.

Como alguns já sabem, o Governo omite vários problemas. Alguns dos vários problemas do Brasil são a baixíssima taxa de investimento, pouco foco na educação dos jovens e crianças, falta de qualificação dos trabalhadores, péssima qualidade das vias de escoamento da produção e a falta de tecnologia adequada, dificultando a modernização do país.

O que acontece quando não se investe na produtividade de uma economia é simples: ela para no tempo. Para que a produção aumente de um período para o outro, é necessário investimento em infraestrutura, educação, pesquisa e progresso tecnológico, além de uma boa gestão do governo, o que falta no Brasil.

Vamos falar sobre cada um desses tópicos. A infraestrutura, que talvez seja um dos piores déficits. Se concentrando nas rodovias nacionais, vemos que a situação é gravíssima. Como é possível obter rapidez no transporte se 12 estados têm mais de 80% de suas rodovias comprometidas? A consequência vai direto para o consumidor, que paga mais caro por um produto.

Sobre o desenvolvimento das pesquisas e da tecnologia empregadas nos processos produtivos, as últimas pesquisas mostram que está ocorrendo um grande desenvolvimento neste setor, mas que ainda está aquém do que deveria ser. Em algumas análises, o Brasil se encontra entre 25º e 30º país em incentivos às pesquisas, mas que com certeza pode melhorar. O principal a ser feito é aumentar as bolsas e as condições dadas aos pesquisadores Outro problema em relação ao investimentos em pesquisa e desenvolvimento é que os valores demandados são muito altos, e ainda temos que levar em consideração que estes gastos não têm retorno garantido.

Por Caíque Melo

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s