Stock Exchange

O post de hoje terá como tema um assunto que todo mundo conhece, mas não sabe como funciona: uma bolsa de valores. Vocês podem imaginar que deve ser uma loucura trabalhar em uma bolsa, mas nem tudo é tão complicado assim.

Uma Bolsa de Valores é local onde ocorre a compra e venda de ações.

Para começar, vamos à teoria. As bolsas de valores são instituições administradoras de mercados. No nosso país, a BM&FBOVESPA S/A – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA) é a principal bolsa de valores. Em 23 de agosto de 1890 foi fundada por Emílio Rangel Pestana a Bolsa Livre, que seria o embrião da Bolsa de Valores de São Paulo. A Bolsa Livre encerrou suas atividades em 1891, em decorrência da política do Encilhamento. Quatro anos depois, em 1895, foi aberta a Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo, que deu continuidade à evolução do mercado de capitais brasileiro. No mundo, as principais bolsas de valores são a Nasdaq, a  Bolsa de Nova Iorque, a Bolsa de Chicago e a Bolsa de Frankfurt.

Então, para que serve uma?? As bolsas de valores servem para coordenar proprietários de empresas que possuem ações na bolsa e investidores. É bem simples.

Vamos entender os processos das negociações numa bolsa. Num primeiro momento, a empresa que necessita de investimentos lança 100% de seu capital, ou apenas parte dele, para ser negociado na bolsa ( chamado de abertura de capital). Segundo, vem o investidor, que deve ser cadastrado em uma corretora de ações para poder operar na bolsa. No pregão, índices verdes representam alta no valor da ação, e índices vermelhos, queda. Os passos principais são esses.

Vamos agora aprender como se negocia uma ação. Vocês já devem ter visto aqueles homens gritando com telefones imensos no saguão da bolsa. Mas o quê eles tanto gritam?? Aqueles são os operadores, e eles gritam no telefone com as corretoras, negociando quais ações o cliente da corretora quer comprar e a quantidade, ou o preço, que ele deseja obter. Mas como o mundo avançou, a maior parte das negociações é feita pela internet, por meio do pregão eletrônico, o que aumentou bastante a velocidade das negociações, mas diminuiu o número de operadores na bolsa.

Portanto leitores, aprendam mais sobre como operar na bolsa e comprem ações com as suas economias. Ganhar dinheiro no mercado de ações é imprevisível, mas quem sabe se você não fica rico?

Por Caíque Melo

Anúncios

2 comentários sobre “Stock Exchange

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s