Somos passíveis dos EUA

“O fraco desempenho da economia americana pode influenciar a nossa inflação”, explicitou o Banco Central. Na última reunião do COPOM, quando foi decidido o aumento da taxa de juros brasileira, houve uma dúvida se era a hora certa de aumentar ou não a SELIC por causa das incertezas internacionais.

hist taxa selic

Segundo o economista Otávio Leal, “as incertezas internacionais que o Banco Central se refere tem mais a ver com os EUA e com a China.” Se a economia chinesa e americana piorarem, isso pode aumentar a entrada de produtos importados, chegando aqui no Brasil, puxando pra baixo o preço dos produtos aqui dentro.

O que estamos vendo é que o Banco Central está de olho nesse impacto positivo na inflação da piora da economia internacional. Talvez eles estejam esperando que a inflação vai cair aqui dentro sem que seja necessário aumentar muito mais os juros. A questão é que o mercado já está achando que os juros podem subir ainda mais.

Inflação no Brasil (2012 2013)
Inflação no Brasil (2012 2013)

Aumento da Taxa de Juros

Na semana passada, o COPOM publicou a ata da sua reunião, onde foi divulgado o aumento da taxa básica de juros de 7,25% para 7,5% ao ano. A dúvida é se o BC vai continuar a aumentar a taxa de juros nas próximas reuniões, mas não há certeza. Apesar de toda essa discussão, o que fica claro é que o governo deixou de perseguir a sua meta anterior de 4,5%. Para a Fazenda, qualquer valor que fique abaixo de 6,5% está bom, e isso é um risco para a economia brasileira.

Por Caíque Melo

Anúncios

Um comentário sobre “Somos passíveis dos EUA

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s