A crise ainda não acabou

Previsões nada animadoras para a Zona do Euro. A comissão europeia anunciou que a recessão nos países que adotam a moeda única vai ser pior que o esperado. Num relatório divulgado na Bélgica, a comissão anunciou que o PIB da Zona do Euro deve ter queda de 0,4% em 2013. O índice é melhor que o de 0,6% registrado no ano passado, mas pior que a previsão feita em fevereiro, de 0,3%.

Mario Draghi, presidente do BCE
Mario Draghi, presidente do BCE

As projeções da comissão indicam que 4 das 5 maiores economias da Zona do Euro, França, Espanha, Itália e Holanda estão em recessão este ano. O único pais a registrar crescimento será a Alemanha.

O nível de desemprego deve continuar alto nos países do Euro, chegando a 12,2% em 2013. Atualmente, pouco mais de 19 milhões de pessoas estão sem trabalho na região, a maioria na Grécia e na Espanha.

PIB Zona do Euro
PIB Zona do Euro

Apesar disto, o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, afirmou que a atividade econômica europeia está se estabilizando, porém ainda em níveis baixos, e que os governos já fizeram um progresso extraordinário na consolidação fiscal e na questão de governança. Draghi espera que já a partir do segundo semestre de 2013 se dê início o processo de recuperação da economia europeia.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s