O desemprego deve continuar em baixa

O mercado de trabalho aqui no Brasil está forte, uma boa notícia vinda da economia. Segundo especialistas em economia do Rio de Janeiro e São Paulo, o desemprego deve continuar baixo até o final do ano. Porém, o ritmo de criação de postos de trabalho já começou a perder fôlego aqui no Brasil, isso porque a economia brasileira está demorando a se recuperar, já que o ritmo de crescimento ainda é lento.

O setor ainda não iniciou um período de  contratações
O setor industrial ainda não iniciou um período de contratações

O setor industrial ainda não engrenou e está demitindo alguns dos seus funcionários e o comércio estagnou. O que está sustentando o emprego no Brasil é o setor de serviços, que não tem concorrência com produtos importados e o setor que ainda está lucrando e empregando. A previsão é que se ocorrer uma melhora no ritmo da economia brasileira, o mercado de trabalho vai continuará a viver um bom momento.

Mas a inflação está atrapalhando a nossa performance, inclusive o mercado de trabalho. Como as pessoas estão com menos renda disponível pra gastar, o comércio é o setor que mais sente com essa situação. Temos que lembrar que o setor de serviços também é afetado pela inflação, pois as pessoas estão pagando muito caro pelas suas necessidades. A vida do trabalhador não é fácil em tempos de inflação alta.

Taxa de descupação da economia brasileira (2002 - 2012)
Taxa de desocupação da economia brasileira (2002 – 2012)

Uma contradição positiva a este fato é que o salário do trabalhador aumentou nos últimos anos. O problema é que no Brasil os salários ficaram altos demais para um momento fraco da economia, e o pior, tem muitos empresários que estão contratando trabalhadores que não tem a qualificação necessária por falta de opção, gerando uma perda de produtividade, e isso é negativo para o crescimento e negativo para o mercado de trabalho.

Por Caíque Melo

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s