Precisamos de uma indústria forte

Depois do resultado decepcionante da indústria divulgado em Março revelada pela CNI, os economistas revisaram pra baixo a previsão de crescimento do setor esse ano. Será se com essa queda ainda vai ser possível crescer os 3% previstos pelo governo? Se a indústria não engrenar ficará difícil.

A produção industrial ainda está em baixa
A produção industrial ainda está em baixa

O resultado da produção industrial mostrou que o setor ainda não alavancou a sua produção em 2013. Todos estavam esperando um crescimento de pelo menos 1,3% na produção em Março e tivemos uma alta de apenas 0,7%. Por isso a pesquisa divulgada pelo CNI mostra que a maioria do mercado refez as contas e diminuíram a previsão de crescimento do setor industrial este ano para 2,39%, ante 2,83%.

Mesmo assim, o balanço da CNI aponta uma recuperação, mas ainda lenta e concentrada em alguns segmentos. Segundo a pesquisa, cresceram o emprego, a massa salarial, o faturamento e as horas trabalhadas, o que é um bom sinal, porque mostra que há mais gente trabalhando.

Crescimento da produção industrial no Brasil (1999 – 2011)
Crescimento da produção industrial no Brasil (1999 – 2011)

A previsão de crescimento do PIB brasileiro ainda está mantida em 3% porque os economistas dizem que ainda é cedo pra saber se as medidas de estimulo ao crescimento vão garantir uma recuperação mais forte este ano.

Por Caíque Melo

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s