A economia brasileira apresenta sinais de recuperação

Depois de altos e baixos, mais ‘baixos’ do que ‘altos’, a economia brasileira volta a mostrar sinais de aceleração. O Banco Central divulgou o IBC-BR, que é como uma prévia do PIB, o qual informou que a atividade econômica cresceu 0,75% no mês de Março e 1,05% no acumulado do primeiro trimestre. Segundo o ministro Guido Mantega “o crescimento foi muito bom”. Mantega espera que com a melhora da atividade econômica, o PIB possa crescer 4% este ano.

Guido Mantega, Ministro da Fazenda
Guido Mantega, Ministro da Fazenda

Segundo os economistas do Banco Bradesco, o que sustentou a recuperação foi a agricultura e um pouco da indústria. Temos um momento favorável na agricultura, com uma safra recorde e um maior investimento em bens de capital, e isto ajuda a aquecer a economia. Mas como já havíamos falado, a indústria está crescendo, mas ainda está ritmo devagar. Se compararmos o percentual de crescimento dos três primeiros meses de 2012, temos um aumento de 0,15%, o que mostra um lento crescimento.

Mantega disse que estamos superando as dificuldades internacionais e que vamos crescer mais este ano do que no ano passado, o que não deve ser muito difícil, já que em em 2012 tivemos um crescimento de 0,9%. “É um excelente sinal e significa que a economia está crescendo próxima de 4%. E o mais importante é a qualidade do crescimento, que está sendo comandado pelo investimento, além da indústria de transformação, que foi uma das que mais cresceu neste período”.

PIB do Brasil (2000 - 2012)
PIB do Brasil (2000 – 2012)

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, se pronunciou sobre o resultado obtido, afirmando que o número é compatível com a previsão de crescimento esperada pelo BC, que é de 3,1%.

Por Caíque Melo

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s